05 de Maio - Dia Mundial da Higienização das Mãos

05 de Maio - Dia Mundial da Higienização das Mãos

Em 5 de Maio é comemorado o Dia Mundial da Higienização das Mãos

A data foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que todos os serviços de saúde possam desenvolver ações que reforcem a higiene das mãos como medida primordial para a prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

Sabemos que em ambientes hospitalares e de saúde, a higienização das mãos é ainda mais importante, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde.

Nos últimos dois anos, com o surgimento da COVID-19, esse hábito ganhou força em nosso dia a dia e as pessoas passaram a higienizar suas mãos com maior frequência, seja com água e sabão ou álcool gel 70%. 

Passo a Passo da Higiene das Mãos

Apesar de ser um hábito que adquirimos desde 2020, você sabe a maneira correta de lavar as mãos com água e sabão? 

Abaixo, segue uma imagem do passo a passo de como higienizar corretamente as mãos (Fonte: ANVISA).

 

E nos ambientes hospitalares, os profissionais de saúde devem higienizar as mãos nos seguintes momentos:

 

Controle de Infecções Hospitalares

Outra data importante para a saúde, também comemorada em maio, é o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares (15 de maio).

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), no mundo todo, centenas de milhões de pacientes são acometidos anualmente por essas infecções, causando enormes prejuízos financeiros aos sistemas de saúde e aumentando as taxas de mortalidade dos países.

Em países desenvolvidos essas infecções representam cerca de 5% a 10% das internações hospitalares e nos países em desenvolvimento podem acometer mais de 25%.

A higiene das mãos é uma das ações mais eficazes para prevenir infecções, incluindo a COVID-19, e tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade têm um papel importante na prevenção dessas infecções, praticando a higiene frequente das mãos e consequentemente, salvando vidas.

Outra medida muito eficaz que ajuda a prevenir infecções hospitalares é o uso do cobre antimicrobiano (CAm) nesses ambientes.

O metal cobre é capaz de eliminar até 99,9% dos microorganismos nocivos à saúde (vírus, bactérias, fungos) em até duas horas, ao contrário do que acontece com outras superfícies como aço inoxidável, plástico ou prata.

Os locais que podem ser empregados o cobre antimicrobiano em hospitais incluem: balcões, corrimãos, pias, torneiras, porta-toalhas, puxadores, maçanetas e elevadores (leia mais sobre o uso do cobre na redução de infecções hospitalares em nosso artigo clicando aqui).

Portanto, o cobre antimicrobiano deve ser utilizado como um aliado das práticas convencionais de controle de infecção, podendo trazer excelentes resultados.

 


Compartilhe: