17 de Maio: Dia Internacional da Reciclagem

17 de Maio: Dia Internacional da Reciclagem

Em 17 de Maio é comemorado o Dia Internacional da Reciclagem

Essa data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) e visa a refletir sobre a importância de efetuar o descarte correto dos itens que consumimos em nosso dia a dia.

Reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto.

O lixo é um problema ambiental e com a reciclagem, boa parte dos resíduos gerados voltam a cadeia de valor, diminuindo os impactos do descarte ao meio ambiente.

No Brasil, a reciclagem ainda é muito baixa. Apenas cerca de 1,28% do lixo gerado diariamente por cada brasileiro é reciclado, sendo que somos o 4º maior produtor de lixo do mundo!

Portanto, o consumidor deve fazer a sua parte e destinar seu lixo corretamente, seja através de serviços de coleta seletiva das prefeituras ou pontos de descarte apropriados.

O Cobre e a Reciclagem

O Cobre foi, provavelmente, o primeiro metal manipulado pelo homem e estima-se que sua descoberta foi por volta de 9000 a.C., no Oriente Médio. 

O uso do cobre na confecção de objetos e ferramentas acontece desde 8000 a.C. Isso se deve à sua obtenção de forma nativa, fácil manipulação e por suas propriedades, como condutividade e resistência.

O cobre é considerado um dos elementos mais importantes dentro da cadeia de produção industrial e um dos principais contribuintes para a economia global. Ele só é menos utilizado do que o ferro e o alumínio, fazendo parte da produção de muitos itens que utilizamos em nosso cotidiano. 

Uma tonelada de cobre traz funcionalidade para 40 carros, alimenta 100.000 telefones celulares, permite operações em 400 computadores e distribui eletricidade para 30 residências.

A extração do cobre da natureza não é muito fácil e se dá pela escavação da terra, o que pode colaborar para o desmatamento de florestas e o aumento da poluição.

A fim de minimizar os impactos ambientais, a reciclagem do cobre é uma ação de grande importância, pois diminui consideravelmente a necessidade de extração desse metal, protegendo assim, o meio ambiente.

Como é feita a Reciclagem do Cobre?

O cobre é um metal 100% reciclável, podendo ser reutilizado várias vezes, sem perder suas propriedades físicas e mecânicas.

Cerca de 8,5 milhões de toneladas de cobre são recicladas a cada ano, o que significa que 35% da demanda global de cobre é atendida através do metal já reciclado.

Desde o ano de 1900, estima-se que já foram produzidas 550 milhões de toneladas de cobre, sendo que por volta de dois terços dessa quantidade ainda estão em uso produtivo. 

A imagem abaixo mostra como funciona o esquema de reciclagem do cobre:

Importância da Reciclagem do Cobre

Os materiais mais produzidos com o cobre reciclado são cabos elétricos, motores, aparelhos eletrônicos, computadores, instalações de encanamento, calefações, válvulas e eletrodomésticos.

A importância de utilizar o cobre reciclado para a fabricação de novos produtos inclui tanto benefícios ambientais quanto benefícios econômicos.

A reciclagem do cobre traz benefícios ambientais significativos, pois evita a extração deste metal da natureza, não prejudicando o meio ambiente. Com a reciclagem do cobre, há pouca ou nenhuma emissão de gases nocivos.  Atualmente a utilização do cobre reciclado já está entre 85 e 90%, ou seja, apenas cerca de 12% das reservas conhecidas são exploradas.

Do ponto de vista econômico, é mais barato reciclar o cobre do que minerar e extrair o metal virgem da natureza. O cobre reciclado vale até 90% do custo do cobre original e a reciclagem contribui para manter baixo o custo dos produtos com cobre em sua composição.

Há economia também no transporte e armazenamento, não necessitando de tantos investimentos em novas formas de separar o material bruto disponível na natureza. Em geral, as empresas preferem utilizar o cobre reciclado porque todo o processo é feito de forma rápida e barata.

Eletroeletrônicos como computadores e baterias de celular utilizam bastante cobre em sua composição. Considerando que o cobre pode ser totalmente reciclado e reutilizado continuamente, sem qualquer perda na qualidade, é importante que o descarte desse lixo eletrônico seja feito em locais apropriados para que possam ser reaproveitados.


Compartilhe: