A relação da bússola com aquecimento solar de água

A relação da bússola com aquecimento solar de água

Você sabia que o uso de uma bússola é muito importante para a instalação dos sistemas de aquecimento solar de água?

Um dos princípios de uma boa instalação dos SAS (Sistema de Aquecimento Solar de Água) é prever o uso de uma bússola. Instrumento criado na China, no século I, durante muito tempo a bússola foi utilizada na navegação como forma de localização e até hoje é considerada uma das maiores invenções da humanidade.

 A invenção da bússola

A invenção teve seu início baseada em um prato quadrangular que representava a Terra. Sob ele foi colocado uma espécie de colher de magnetita, um mineral magnético, considerada a pedra-ímã mais magnética de todos os minerais da Terra.

No século XIII o navegante e inventor italiano Flavio Gioia, contribuiu com o aperfeiçoamento da bússola. Ele utilizou esse sistema sob um cartão com a rosa dos ventos, que indicava os pontos cardeais.

A bússola aponta sempre para o polo norte magnético da Terra. Isso porque o planeta funciona como um enorme ímã que exerce força de atração nessa direção.

É neste ponto que a bússola auxilia a instalação do SAS, uma vez que permite o instalador encontrar o norte geográfico, e posicionar os coletores (placas solares) com a face voltada para esta posição, de modo a receber a maior quantidade de horas de sol durante o ano.

Caso não seja possível que a instalação considere a posição voltada para o norte geográfico, é recomendado realizar um acréscimo de placas coletoras, a fim de aumentar a eficiência do sistema.

Importante: não é aconselhável posicionar os coletores voltados para a posição Sul, Sudoeste e Sudeste, pois deste modo a eficiência será extremamente prejudicada.

O SAS

O SAS (Sistema de Aquecimento Solar de Água), basicamente é composto de coletores solares (placas) e um reservatório térmico (Boiler). Os coletores são construídos com uma serpentina de tubos de cobre envoltos por aletas, cuja função é absorver a radiação solar. O calor do sol captado é transferido para a água que circula no interior de tubulações de cobre até o ponto de consumo.

A COBRESUL produz tubos de cobre próprios para a fabricação da serpentina do coletor solar, assim como os tubos de cobre utilizados para a condução da água quente.


Compartilhe: