Por que tubos de cobre são utilizados em sistemas de ar condicionado?

Por que tubos de cobre são utilizados em sistemas de ar condicionado?

O cobre é o metal perfeito quando se trata desta parte importante de uma unidade de ar condicionado, e isso porque os tubos de cobre são duráveis, funcionam bem com refrigerantes, e não precisam de muito material para serem fabricados. Pode ser utilizado numa grande variedade de situações e está pronto a adaptar-se às necessidades daqueles que criam e instalam tubos para sistemas HVAC.

Mas por que os tubos de cobre são os preferidos?

Listamos algumas respostas que justificam esta pergunta. São elas:

1. O cobre é um excelente condutor térmico
2. Os tubos de cobre são fortes e fáceis de soldar
3. O cobre é mais econômico do que outros metais com propriedades semelhantes
4. O cobre é resistente à corrosão

O cobre possui um custo mais elevado quando comparado a outros materiais, por esse motivo, compreender as vantagens do cobre em relação a outros materiais dará uma boa noção da razão pela qual o cobre é o metal preferido.

Vantagens do Cobre no Ar Condicionado

Os tubos de cobre são utilizados em sistemas de ar condicionado para transferir o gás refrigerante entre a unidade interior e a unidade exterior do equipamento. Os tubos de cobre também podem ser encontrados no trocador de calor dentro de um aparelho de ar condicionado.

Agora vamos às justificativas:

1. O cobre é um excelente condutor térmico

Um sistema de ar condicionado requer uma transferência de calor de alta eficiência a fim de ser energeticamente eficiente e reduzir o consumo de energia.

Assim, o trocador de calor de tubo em um ar condicionado deve ser um material de alta condutividade térmica.

O trocador de calor de tubo é constituído por tubos de cobre e aletas de alumínio. Os tubos de cobre transportam o refrigerante frio e as aletas de alumínio aumentam a superfície de contacto com o ar para ajudar a transferir a energia mais rapidamente.

O cobre e o alumínio são utilizados em muitos tipos de trocadores de calor, tais como dissipadores de calor de computadores, radiadores de automóveis e aparelhos de ar condicionado, onde é necessária uma transferência de calor altamente eficiente.

Mas, o cobre é melhor que o alumínio quando se trata de condutividade térmica. 

2. Os tubos de cobre são fortes e fáceis de soldar

A instalação de um ar condicionado requer muitas vezes uma envergadura brusca dos tubos. Os materiais frágeis simplesmente não conseguem suportar o tipo de flexão necessária para a instalação de ar condicionado e o risco de fissuras nos tubos é elevado.

O cobre não é frágil e consegue ser deformado sem perder a sua resistência. Assim, os tubos de cobre são adequados para serem utilizados tanto para os tubos de refrigeração como para os trocadores de calor no ar condicionado.

Além disso, o cobre é fácil de soldar. Durante a instalação do tubo de cobre refrigerante, é necessária solda múltipla para unir todos os tubos. Os tubos de cobre também podem ser facilmente reparados através da solda da fenda. 

3. O cobre é mais econômico do que outros metais com propriedades semelhantes

O cobre é mais econômico do que qualquer outro material. 

Já sabemos que a união de tubos de alumínio por solda é impossível. Além disso, o custo de trabalhos, ferramentas e preparação qualificados está muito além do orçamento da instalação de um aparelho de ar condicionado.

4. O cobre é resistente à corrosão

O cobre não tem tendência a reagir com outros produtos químicos. Isto significa que é possui excelente resistência à corrosão.

Os tubos de cobre em um equipamento de ar condicionado estão constantemente em contacto com o ar e água a diferentes temperaturas. A maioria dos metais não tratados corroem muito rapidamente em tal ambiente.

O tubo de cobre com as suas propriedades anti-corrosão assegura que o ar condicionado não sofrerá fissuras no tubo, fugas de gás e outros problemas e que terá uma duração de vida mais longa.

As tecnologias atuais, construídas com base em tradições de longa data, tornaram os tubos de cobre leves, rentáveis e facilmente acessíveis a todos os envolvidos na fabricação e instalação de sistemas de ar condicionado. Além disso, os aspectos antimicrobianos do cobre ajudam a prevenir o acúmulo de bolor e mofo que causam odores desagradáveis e afetam negativamente o desempenho de um sistema HVAC.

Entendeu porque os tubos de cobre são os melhores para sistemas de refrigeração?

 

 


Compartilhe: