Ligas de cobre na música

Ligas de cobre na música

Na longa e envolvente história dos instrumentos musicais, o cobre e o bronze aparecem desde os tempos antigos. 

Muitos exemplos de chifre antigo de bronze, o grande lur* dinamarquês, foram encontrados em turfeiras*, etc., onde foram enterrados até 2.700 anos atrás. Alguns desses instrumentos, que ainda podem ser tocados, foram exibidos em Londres há alguns anos.

Os romanos tinham chifres de liga de cobre e trombetas de bronze chamadas buccinas. Estes últimos eram principalmente instrumentos militares e tinham apenas uma ou duas notas, como a maioria das outras trombetas daquele período. 

A buccina era empregada para soar as vigílias da manhã e da noite, bem como em funerais. Também era tocado em ocasiões festivas para anunciar o sentar à mesa e o levantar (para quem podia levantar) depois.

Outro instrumento que os romanos desenvolveram há pelo menos dois mil anos foi o órgão. Sabe-se que um desses primeiros órgãos tinha dez tubos de bronze.

O Cobre e suas ligas em instrumentos musicais

O cobre puro tem excepcionalmente alta resistência térmica e alta condutividade elétrica; podendo ser facilmente cortado, dobrado e moldado.

A liga de cobre com outros metais fornece muitas das ligas mais importantes que são usadas atualmente. As ligas mais conhecidas são o latão e o bronze, que têm sido usados ​​para milhares de anos.

Bronze na música

Você já deve ter ouvido falar da seção de metais em uma orquestra, que inclui trompetes, trompas e trombones. O latão é uma liga de cobre e zinco. Há também uma “seção de bronze”, uma vez que bronze é amplamente utilizado na percussão.

O bronze é uma liga de cobre e estanho usada para fazer sinos, pratos e gongos. Este tipo de bronze é chamado de "metal de sino". Outros bronzes são usados ​​em cordas de piano e violão.

Pratos de bronze

Os melhores pratos são fundidos em bronze, depois enrolados, prensados já em seu formato final e martelado para criar uma qualidade de som única. Um dos mais famosos fabricantes de pratos foi Avedis Zildjian, que fez pratos no início do século XVII em Constantinopla.

A empresa Zildjian está agora sediada nos EUA e é uma das empresas privadas mais antigas da história.

 

*Lur, também conhecido como luur ou lure, era o nome que recebiam dois instrumentos de sopro diferentes

* TurfeiraUm pântano de turfa é um tipo de pântano cujo solo macio e esponjoso é composto principalmente de musgo Sphagnum vivo e em decomposição. O musgo decomposto e compactado é conhecido como turfa, que pode ser colhido para uso como combustível ou como aditivo do solo.


Compartilhe: