Componentes de um sistema hidráulico

Componentes de um sistema hidráulico

Antes de falarmos sobre componentes, explicaremos o que é uma instalação hidráulica.

Instalação hidráulica é o sistema de abastecimento, distribuição e escoamento de água. Ela é composta por projetos arquitetônicos e hidráulicos, caixa d’água, redes de distribuição de água fria e quente, coleta de esgoto e águas pluviais.

Frente a esta informação, podemos dizer que a instalação hidráulica é uma das partes mais importantes de uma obra.

Por que a instalação hidráulica é importante?

Fazer um bom projeto hidráulico e uma instalação adequada garantem uma obra de qualidade e funcional, além de evitar problemas na rede de esgoto, escoamento de água, baixa pressão, problemas na caixa d’água, infiltração, entre outros.

Além disso, um projeto hidráulico bem executado evita desperdícios de água e economiza no orçamento do cliente.

Conheça os tipos de instalações hidráulicas?

Como dissemos anteriormente, uma instalação hidráulica é composta por um conjunto de instalações que transportam, armazenam, captam e escoam fluidos.

Dentro desse conjunto, podemos citar a instalação de água fria e água quente, rede de esgoto e rede de águas pluviais.

É importante ressaltar que cada sistema desempenha um papel fundamental para a funcionalidade da obra e qualquer tipo de erro, em uma dessas etapas pode gerar grandes problemas futuramente. Confira cada tipo de instalação:

  • Instalações de água fria

Em uma construção, a instalação de água fria é o sistema de tubulações, conexões, reservatórios, acessórios e dispositivos que ajudam no abastecimento dos pontos de água como torneiras, chuveiros, entre outros.

Esse sistema pode ser dividido em:

Sistema Direto – consiste no sistema de abastecimento pela rede pública. Esse tipo de sistema gera economia por não ter gastos com reservatórios, instalação e manutenção, porém possui a desvantagem de depender da rede pública;

Sistema Indireto – há o uso de reservatórios como caixas d’água. Quando há o desabastecimento pela rede pública, ainda há garantia de utilização desta reserva;

Sistema Misto - neste caso, o abastecimento é feito tanto pelo sistema direto – responsável pelo abastecimento de torneiras externas, tanques, entre outros - quanto indireto, que abastece os pontos onde o sistema direto não possui pressão suficiente, como torneiras e chuveiros.

  • Instalações de água quente

Estas instalações são semelhantes às instalações de água fria, porém são preparadas para a passagem de água aquecida, como em chuveiros, torneiras e pias.

Normalmente essas instalações ocorrem através do uso de aquecedores a gás, elétricos ou por sistema de aquecimento solar. Além disso, precisam ser construídas com materiais resistentes ao calor, que suportem altas temperaturas e possuam ótima durabilidade.

  • Rede de esgoto

Neste sistema, todos os fluidos gerados no sistema hidráulico sanitário, pias e ralos são direcionados para a rede de tratamento e saneamento da cidade.

Esta rede deve contar com caixas de limpeza de gordura e de inspeção, instaladas para evitar entupimentos e problemas na rede.

  • Rede de águas pluviais

Esta rede representa a parte responsável pelo escoamento ou aproveitamento da água da chuva.

Os componentes presentes neste sistema são: calhas, tubos de coleta, grelhas, cisternas e bocais de escoamento.

Tubos de cobre em instalação hidráulica

Como é possível observar em lojas de materiais para construção, existem diversos tipos de tubulações que podem ser utilizadas em instalações hidráulicas. Porém, esses tubos variam de acordo com o tipo de instalação em que serão aplicados.

Como já dissemos em diversos artigos, o cobre é um excelente material para a condução de água quente e água fria, pois é capaz de suportar temperaturas e pressões elevadas. Além disso, pode ser exposto aos raios UV e ambientes externos.

Diferentemente de outras tubulações fabricadas em polímeros ou plástico, as tubulações de cobre possuem uma elevada vida útil.

Utilizar tubos de cobre reduz custos e prazos nas instalações, uma vez que este oferece diversas opções de diâmetros e espessuras, permitindo uma grande adaptação a outras peças.

Utilizando tubos de cobre

Os tubos de cobre podem ser usados em diversas aplicações como transporte de água fria, água quente, aquecimento, gás, gases medicinais, sistema de energia solar, extintores de incêndio, sistemas de ar-condicionado, refrigeração, e muito mais.

Além disso, devido à sua excelente condutividade térmica, o cobre é o material indicado para troca de calor; por isso, é um dos mais eficientes em sistemas de aquecimento.

Outra característica relevante dos tubos de cobre é seu agente antimicrobiano que auxilia no combate de germes e bactérias. Isso ajuda a água a se manter potável e saudável.

Em instalações para aquecimento, o cobre é a melhor escolha, uma vez que esse material se funde a 1083 °C. Desta forma, a água quente ou vapor que passam pelos canos não amolecem ou alteram a forma do tubo.

Por possuir excelente condutividade térmica, o cobre é o material mais eficiente para sistemas de troca de calor.

Em residências e comércios, o sistema hidráulico deve receber uma atenção especial. Isso porque as tubulações precisam ser e estar adequadas para condução da água com muita segurança e eficácia. Portanto, garanta mais qualidade e segurança em sua instalação hidráulica utilizando Tubos de Cobre Cobresul.


Compartilhe: