Conheça a norma para instalação de ar condicionado

Conheça a norma para instalação de ar condicionado

Normas Técnicas: uma invenção que facilitou a vida da humanidade.

O conceito de normalização e padronização é tão antigo quanto a história da civilização. Foi necessário que os homens das cavernas padronizassem determinados sons, associando-os a objetos ou ações. A vida em grupo também requereu a padronização de comportamentos sociais. Esse sentimento acompanhou a evolução da civilização.

Já na era atual, durante a Segunda Guerra Mundial, devido ao ataque japonês a Pear Harbour, os Estados Unidos viram-se envolvidos num esforço de guerra para o qual eles não haviam se preparado.  De repente tiveram que adaptar suas indústrias, especialmente as mecânicas e metalúrgicas, para produzir canhões, aviões, navios, fuzis, etc. Para que isso funcionasse foi necessário que se investisse em padronização de medidas e tolerâncias para que as diversas peças se encaixassem entre si.

Para que serve uma Norma Técnica?

A Normalização busca a definição, a unificação e a simplificação, de forma racional, quer dos produtos acabados, quer dos elementos que se empregam para produzi-los, através do estabelecimento de documentos chamados Normas.

As normas abrangem diversas áreas e setores, influenciando na economia, na segurança das pessoas, na qualidade dos produtos e serviços, ou seja, elas estão mais presentes em nossas vidas do que podemos imaginar. 

Normas técnicas: presentes em diversos aspectos de nossas vidas. 

As normas se encontram em todos os níveis da organização social e têm um papel significativo no crescimento das empresas, em particular, e do país de um modo geral.

Aqui podemos acrescentar a recomendação de que “convém que as normas sejam baseadas em resultados consolidados da ciência, tecnologia e da experiência acumulada, visando à otimização de benefícios para a comunidade.” 

No Brasil, o órgão responsável pela elaboração e publicação de normas técnicas é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), fundada em 1940 com o objetivo de fornecer a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Nasce um instrumento importante para os equipamentos de ar condicionado: ABNT NBR 16655 

Dentre os objetivos principais da normalização técnica estão os requisitos necessários à obtenção da qualidade requerida pelo cliente e prover soluções o para problemas repetitivos, aumentando a produtividade e reduzindo os desperdícios, colaborando assim com a conservação de recursos naturais e do meio ambiente.

Uma das normas técnicas mais recentes do setor de refrigeração é a Instalação de sistemas residenciais de ar condicionado - Split e Compacto | ABNT NBR 16655. Publicada em 2018, a norma está dividida em 3 partes, sendo:

- Parte 1: Projeto e instalação.

- Parte 2: Procedimento para ensaio de estanqueidade, desidratação e carga de fluido frigorífico.

- Parte 3: Método de cálculo da carga térmica residencial (esta parte revisada e com nova versão publicada em 11/07/2019).

Segurança e confiança: características essenciais para um instalador.

Aquela frase que diz: “a experiência é a alma do negócio”, funciona parcialmente para quem trabalha com instalação de ar condicionado, afinal, além dos conhecimentos práticos, um bom profissional instalador de sistemas de ar condicionado, obrigatoriamente precisa ter, além da informação contida no manual do fabricante dos equipamentos, conhecimento do conteúdo das normas técnicas aplicáveis no setor em que atua.

Pensando nisto, a Cobresul preparou para você uma sequência de artigos, onde iremos abordar os principais aspectos de um dos documentos normativos mais importantes para o setor de refrigeração: a norma ABNT NBR 16655 para instalação de sistemas residenciais de ar condicionado.

Fique atento em nossas publicações nas redes sociais. 

O que diz a primeira parte da norma de instalação de sistemas residenciais de ar condicionado? 

A Parte 1 da ABNT NBR 16655 explica sobre o Projeto e Instalação, onde descreve os requisitos mínimos do projeto, fabricação e instalação dos suportes de fixação das unidades externas em qualquer aplicação de unidades compactas e divididas com capacidade de até 18 kW (60 000 BTU/h), e descreve os procedimentos para assegurar que a instalação, o desempenho, a operação e a confiabilidade satisfaçam o usuário final.

As principais áreas abrangidas na norma ABNT NBR 16655-1:2018 (grafia correta de identificação da norma parte 1 e o ano de sua mais recente publicação) são:

- Requisitos gerais.

- Projeto da instalação.

- Suportes interno e externo.

- Execução da instalação, partida inicial, manutenção preventiva e corretiva.

A norma também possui alguns anexos que devem ser estudados para melhor compreensão.

Conhecimento técnico + experiência + produto de qualidade = bom negócio!

Agora que você já começou a entender um pouco do que diz a ABNT NBR 16655 para instalação de sistemas residenciais de ar condicionado, é um bom momento para unir seu conhecimento técnico com sua experiência, utilizando um produto de qualidade e confiança. Tudo isto, certamente aumentará a sua credibilidade junto aos seus clientes, trazendo maior êxito nas suas instalações de ar condicionado.

E para isto, você conta com os tubos de cobre para instalações de ar condicionado, refrigeração e climatização. Tubos de cobre Cobresul são muito mais seguros, compactos e eficientes

Tubos de Cobre COBRESUL, sua melhor escolha!


Compartilhe: