Comprove a eficiência do coletor solar de água

Comprove a eficiência do coletor solar de água

Desde 2012 o Inmetro instituiu o Programa de Certificação de Coletores Solares e Reservatórios Térmicos no Brasil. Esse processo foi adiado por diversas vezes para que as empresas pudessem se adequar.

Atualmente a portaria 352 do INMETRO, obriga a certificação dos produtos para sistemas de aquecimento solar de água em todo Brasil.

Para informação

É proibida a fabricação, importação ou comercialização de coletores solares e reservatórios térmicos solares até 1.000 litros, sem a certificação e o número de registro de objeto no site do INMETRO.

Fabricantes que estiverem irregulares podem ser autuados e lacrados enquanto não se adequarem a norma.

Como comprovar a eficiência de um coletor solar?

Em dezembro de 2004, foi inaugurado, nas dependências da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), especificamente no laboratório GREEN Solar (grupo de estudos em energia), o primeiro Simulador Solar da América Latina. A instalação do equipamento de origem alemã foi realizada através do Programa de Eficiência Energética, uma parceria entre a Eletrobrás e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que investiram cerca de 610 mil dólares.

O Simulador Solar, uma espécie de “Sol Artificial”, composto em sua estrutura de oito lâmpadas e com uma potência total de 40 kW,  permite ao laboratório realizar ensaios de equipamentos como coletores solares, módulos fotovoltaicos, coberturas transparentes diversas e materiais poliméricos. Os testes feitos no Simulador Solar são mais rápidos e mais confiáveis, além de não dependerem de condições climáticas para sua realização.

O Laboratório Green Solar da PUC Minas participa do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro, fazendo ensaios e testes para a determinação dos índices de eficiência energética dos equipamentos e fornece os dados que constam da Etiqueta Nacional de Consumo de Energia (ENCE). Os equipamentos mais eficientes recebem o Selo Procel, que é parceiro do Inmetro no PBE, que também é parceiro do Procel na concessão do Selo.

Testes e ensaios realizados em coletores solares

Os testes realizados em coletores solares são:

·      Eficiência térmica instantânea;

·      Fator de correção para ângulo de incidência;

·      Constante de tempo;

·      Exposição não-operacional;

·      Choque térmico externo;

·      Pressão hidrostática (interna).

Já vimos anteriormente que os coletores solares (placas) são construídos com uma serpentina de tubos de cobre envoltos por aletas, cuja função é absorver a radiação solar. O calor do sol captado é transferido para a água que circula no interior de tubulações de cobre até o ponto de consumo.

COBRESUL produz tubos de cobre próprios para a fabricação da serpentina do coletor solar, assim como os tubos de cobre utilizados para a condução da água quente até os pontos de consumo.

É o Cobre contribuindo para uma vida melhor e para um planeta mais verde e limpo.

Pensou Tubo? Pensou COBRE.

Pensou COBRE ? Pensou COBRESUL, sua melhor escolha.


Compartilhe: