O eterno encontro entre ciência e engenharia

O eterno encontro entre ciência e engenharia

Em 27 de março de 1968 acontecia a última viagem de bondes da Cidade de São Paulo. 

Em 27 de março de 1968 acontecia a última viagem de bondes da Cidade de São Paulo. O então prefeito Faria Lima e comitiva fariam a última viagem na linha “Instituto Biológico-Santo Amaro”, naquele modal considerado, na época, lento, problemático e deficitário.

“Adeus, Nasce a Nova São Paulo”. A frase estava presente em cada um dos doze bondes que fizeram o trajeto de encerramento, pois estavam entrando os ônibus elétricos (trolleybus), anunciados pela prefeitura como grandes substitutos e símbolos da modernidade.

Uma nova realidade

Locomotivas elétricas surgiram! O Metrô virou uma realidade presente e a tecnologia continuava lá.

Através do contato físico entre o pantógrafo (dispositivo montado no topo do veículo) e a catenária (sistema de distribuição e alimentação elétrica aérea) transmite-se a energia elétrica que o motor possui para tracionar toda a composição.

É exatamente aí que entra o chamado “fio de contato trolley”, condutor de cobre, presente no sistema catenária, responsável pela transmissão ininterrupta de energia para o pantógrafo para que o motor tenha força suficiente de tração.

A evolução

Agora imagina essa mesma tecnologia presente no sistema catenária, de anos atrás, sendo empregada agora, nesse exato momento, em uma rodovia, acoplado a um caminhão!

Sim, o sistema não só existe como está em operação! Parceria da gigante Siemens inicialmente com a Scania, em 2016 foi inaugurada na Suécia, a primeira rodovia elétrica do mundo, localizada ao norte da capital Estocolmo, com um trecho de dois quilômetros de extensão, utilizando caminhões híbridos.

Os caminhões equipados com o sistema são alimentados pela fiação de catenárias aéreas à medida que se movimentam. Quando o caminhão sai da pista elétrica, o pantógrafo é desconectado e o caminhão é então alimentado pelo motor de combustão ou por bateria que sustenta o motor elétrico.

Em 2017 a mesma tecnologia empregada na chamada “e-highway” (rodovia elétrica) entrou em operação num trecho do estado da Califórnia nos Estados Unidos e agora, nesse mês de maio/2019, foi inaugurado um trecho de 10 km ao sul de Frankfurt na Alemanha.

Pantógrafo...Catenária.....Ciência e Engenharia! Essa parceria nunca vai acabar!

E por falar em parceria, a COBRESUL, utiliza toda a atual tecnologia na produção de “fios de contato trolley”.

Entre em contato com nossos especialistas e tenha o melhor fio de contato para seu projeto.

COBRESUL, sua melhor escolha.

 


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