Curiosidades do Cobre: Você Sabia que o Cobre é Muito Usado na Aquicultura?

Curiosidades do Cobre: Você Sabia que o Cobre é Muito Usado na Aquicultura?

A população mundial continua crescendo rapidamente e com isso, aumenta a demanda por proteínas como fonte de alimentação, incluindo os pescados.

Os peixes, além de serem ricos em proteínas, possuem diversas propriedades benéficas à saúde, tais como: prevenção de doenças cardiovasculares, controle dos níveis de colesterol, aumento da imunidade, bom para o cérebro e auxílio no controle do ganho de peso.

A indústria da pesca e da aquicultura (ciência que estuda e desenvolve técnicas de reprodução e cultivo de organismos aquáticos, como peixes, moluscos, algas, crustáceos, tartarugas e jacarés) ainda são importantes fontes de alimentação, nutrição, renda e sustento para milhões de pessoas em todo o mundo. 

Os produtos da aquicultura têm representado metade da quantidade total de produtos aquáticos consumidos pelo homem.

Redes de Malha de Cobre: Solução para uma Aquicultura Eficiente

A tecnologia das redes de malha de cobre para aquicultura nasceu em 1975 e desde então teve um desenvolvimento importante ao longo dos anos. 

As redes de malha de cobre melhoram as condições sanitárias e de produtividade dos aquicultores que criam salmão, truta, dourado, robalo, badejo, bacalhau, linguado, cação e outras espécies, ajudando também no volume de pesca.

Elas são soluções produtivas e sustentáveis, pois diminuem a emissão de CO2 e mortalidade dos peixes, ajudando também os piscicultores na economia de custos.

As propriedades antibacterianas naturais do cobre e a resistência à corrosão evitam o crescimento de parasitas e agentes patogênicos nas redes de aquicultura, criando condições mais limpas e saudáveis ​​aos peixes. 

Além disso, a tecnologia reduz muito a frequência de limpeza e substituição das redes de pesca e prejuízos causados ​​pelo ataque de predadores e fuga de peixes.

Em comparação com a gaiola de peixe tradicional de nylon, as malhas de aquicultura de liga de cobre são muito superiores. As gaiolas de nylon trazem inúmeras desvantagens como: bioincrustação grave (que resulta em um ambiente com baixo teor de oxigênio para os peixes), vida útil curta, não recicláveis, alto custo e facilmente danificadas por predadores externos.

As figuras a seguir mostram as diferenças de deterioração entre a gaiola de nylon e as malhas de liga de cobre ao longo do tempo. 

Figura 1: Deterioração da gaiola de nylon após 4 meses de uso X malhas de liga de cobre após 2 anos de uso

(fonte: https://www.copper-mesh.com/technology/why-choose-cooper-cage.html)

Figura 2: Comparação da gaiola de nylon e malhas de liga de cobre

(fonte: https://www.boedon.com/products/aquaculture-mesh/copper-alloy.html)

Quais são as Principais Vantagens das Redes de Liga de Cobre na Aquicultura?

 Já vimos a importância das redes de liga de cobre e sua superioridade frente às tradicionais gaiolas de nylon, demonstrando que elas são uma ótima solução para a aquicultura.

 Mas você conhece as vantagens especiais em utilizar as malhas de cobre na aquicultura?

 As imagens a seguir ilustram os principais benefícios dessa tecnologia:

Proteção contra ondas e correntes

Vida útil longa (10 anos) e altamente reciclável

Previne entrada de predadores e evita fuga dos peixes

Antimicrobiano e Anti Incrustante

Requer Pouca Manutenção

 Ecologicamente correto

 

 


Compartilhe: