Conheça 10 fatos curiosos sobre o Cobre

Conheça 10 fatos curiosos sobre o Cobre

Como você sabe, o cobre é um metal conhecido pelo homem desde a idade da pedra, quando ainda era utilizado para produção de instrumentos de trabalho, armas , entre outros.

De acordo com pesquisas, é provável que o Cobre tenha sido o primeiro metal a ser manipulado pelo homem.

Hoje trazemos 10 curiosidades sobre esse metal.

Fatos curiosos sobre o Cobre

#1. Nome - Os romanos deram ao cobre seu nome. Eles o chamavam de “aes cyprium” (minério de Chipre) porque nos tempos antigos a maior parte do cobre vinha de Chipre. A palavra foi posteriormente modificada para “cuprum”, de onde derivamos nosso “cobre” moderno.


#2. O Ankh - Você já deve ter visto esse símbolo em vários filmes ou livros. Os egípcios usavam o símbolo Ankh para denotar cobre em seu sistema de hieróglifos. Esse símbolo também representava a vida eterna.

 

#3.Longevidade - Achados arqueológicos sugerem que tubos de cobre foram usados ​​pela primeira vez pelos antigos egípcios para transportar água por volta de 2750 aC. É possível ver um exemplo no Museu do Estado de Berlim - de um templo perto da Pirâmide de Sahure em Abusir - permanece praticamente intacto, apesar das más condições do templo, destacando a durabilidade do cobre.

 

#4. Cobre e ouro - O ouro puro é tão macio que você pode modelá-lo com as mãos, e é por isso que a maioria das joias de ouro é, na verdade, uma mistura de ouro, prata e cobre. Na Europa, era proibido ligar o ouro a outros metais que não a prata e o cobre até o século XIX. Mesmo o ouro de vinte e quatro quilates contém cobre!

 

#5. A Estátua da Liberdade - A Estátua da Liberdade de Nova York é feita de mais de 80 toneladas de cobre das Minas de Cobre de Visnes, na Noruega. Feito por artesãos franceses, ele resistiu à longa jornada da França à América e ao mar. A pátina verde e natural da estátua  a protege da corrosão desde 1886.

 

#6. O Cobre nos carros - Um carro médio contém até 22,5 kg de cobre. Os componentes elétricos e eletrônicos de cobre permitem o gerenciamento inteligente do motor e das engrenagens, assim como dos sistemas abrangentes de sensores e entretenimento. Sistemas elétricos cada vez mais complexos e eficientes em carros modernos requerem mais energia e mais cobre.

 

#7. Os Manuscritos do Mar Morto - Um dos Manuscritos do Mar Morto encontrados em Israel foi escrito em cobre em vez do pergaminho quebradiço mais comum. O pergaminho não contém textos religiosos, mas indica tesouros ainda não encontrados.

 

#8. Panelas - Sabe a história da "panela velha é que faz comida boa?", com as panelas de cobre a teoria é exatamente essa! De tradicionais panelas de compota a caçarolas de última geração usadas por chefs com estrelas Michelin, as panelas de cobre oferecem condutividade de calor superior, garantindo uma temperatura consistente e limitando a inércia térmica para dar os melhores resultados sempre.

 

#9. Turbinas Eólicas - Os maiores parques eólicos offshore nos mares do Norte e Báltico contêm até 30 toneladas de cobre por turbina em seus geradores. Todos os anos, cada tonelada de cobre usada pode economizar mais de 150 vezes a quantidade de dióxido de carbono produzida durante sua fabricação.

 

#10. Antimicrobiano - Embora os micróbios não tenham sido descobertos até o século 19, as propriedades higiênicas do cobre eram bem conhecidas por meio da experiência e tradição. Os egípcios, gregos, romanos e astecas usavam compostos de cobre para o tratamento de doenças e boa higiene. Os egípcios usavam cobre como agente de esterilização para água potável e feridas. Hipócrates tratou feridas abertas e irritações da pele com cobre. Os romanos catalogaram vários usos medicinais do cobre e os astecas trataram dores de garganta com ele, enquanto a Pérsia e a Índia aplicaram cobre para tratar furúnculos, infecções oculares e úlceras.

 

E é por esses e muitos outros motivos que o cobre é considerado um material versátil e continua presente em nossa rotina até agora.

 

 

 


Compartilhe: