Benefícios do Cobre Para a Redução do Consumo de Energia

Benefícios do Cobre Para a Redução do Consumo de Energia

5 de Março - Dia Mundial da Eficiência Energética

No último dia 05 de março comemoramos o Dia Mundial da Eficiência Energética.

Essa data foi instituída em 1998, durante uma conferência internacional realizada na Áustria, a fim de conscientizar a população mundial sobre a relevância desta alternativa energética, diante da preocupação com a possibilidade de um colapso energético e com os danos ambientais causados pela demanda global de energia.

Mas você sabe o real significado do termo Eficiência Energética?

Economia de Energia x Eficiência Energética

É comum as pessoas associarem o termo Eficiência Energética à Economia de Energia. Porém, na prática, o conceito é bem mais amplo.

Economia de Energia consiste em eliminar ou diminuir o consumo de energia, deixando de utilizar ou diminuindo o uso de um equipamento ou recurso que funciona a partir do consumo de energia elétrica, reduzindo assim, o valor da conta de luz.

Eficiência Energética é muito mais do que apenas fazer o melhor uso das fontes de energia. Ela consiste, principalmente, na relação entre a quantidade de energia empregada em uma determinada atividade e aquela disponibilizada para sua realização. A diferença dessa conta pode mostrar o quão eficiente uma empresa está sendo em uma tarefa específica, por exemplo.

Investir em eficiência energética é essencial para a redução de desperdícios e para a sustentabilidade do nosso planeta, pois diminui a emissão de gases poluentes.

Por se tratar de um insumo essencial para a nossa sociedade, o desafio é reduzir a demanda de geração de energia e encontrar um equilíbrio com a questão ambiental em um cenário de crescimento populacional e econômico. 

Sendo assim, em todo mundo a tendência é buscar alternativas que possam garantir o desenvolvimento de forma sustentável. E a eficiência energética pode ser uma das chaves para alcançar esse objetivo.

Algumas dicas para aumentar a eficiência energética incluem: investir em energia solar, cores claras nas paredes, janelas amplas para entrada de luz solar e fazer manutenções constantes nos aparelhos de ar condicionado, para evitar que gastem mais energia do que deveriam.

Cobre na Melhoria da Eficiência Energética

O Cobre pode auxiliar na melhoria da eficiência energética e, consequentemente, reduzir o consumo de energia elétrica através de algumas soluções. 

A seguir, apresentaremos 3 dessas soluções:

 

  • Sistemas de Energia Solar

 Os Sistemas de Energia Solar se mostram boas alternativas à geração de energia pois são econômicos, podendo gerar uma economia de 50% a 95% na conta de luz, além de serem sustentáveis. 

Os coletores de energia solar possuem tanto superfície de cobre quanto tubulação térmica de cobre. 

A tubulação térmica feita de cobre é responsável por uma maior captação de energia solar através de placas que absorvem o calor e armazenam a energia térmica em seus tubos.

Além disso, o cobre, mesmo exposto a altas temperaturas, não libera gases tóxicos, o que contribui para o meio ambiente.

Os tubos de cobre Cobresul da Linha Solar são utilizados exclusivamente para fabricação das placas dos coletores solares, que fazem parte dos sistemas de aquecimento solar de água. Clique aqui e saiba mais sobre esse produto. 

 

  • Motores Elétricos

 Outra contribuição do cobre para a melhoria da eficiência energética é através do uso de Motores Elétricos com cobre em sua composição.

Segundo a Copper Alliance, se todos os países adotassem boas práticas para sistemas eletromotrizes (com o uso do cobre em suas fabricações), em 2030 seria possível reduzir em torno de 10% o consumo mundial de eletricidade. 

Além disso, o ganho estendido ao meio ambiente seria de redução da emissão de CO2 em até 1,8 bilhão de toneladas.

Os motores elétricos que possuem cobre em sua composição apresentam melhor performance durante o funcionamento, sendo mais eficientes que os motores padrão. 

 

  • Transformadores

 Outra vantagem é a utilização do cobre em Transformadores de Distribuição de Alto Rendimento, que leva a redução de perdas no sistema.

Um dos assuntos relacionados à engenharia elétrica que podemos destacar é o índice crescente de perdas de energia nos sistemas elétricos de transmissão e distribuição, que acontece tanto no Brasil como em diversos outros países.

Em virtude do crescimento acelerado do consumo e das situações técnicas e operacionais críticas, tais como elevados níveis de carregamento nos circuitos, nos transformadores e nas quedas de tensão, bem como ligações clandestinas e sem medição, verifica-se um enorme valor de perdas de energia.

Assim, simples e eficazes melhorias se mostram economicamente viáveis e podem representar uma grande economia de energia, além de apresentar vantagens ambientais devido à redução no consumo energético.

A melhoria da eficiência dos transformadores de distribuição apresenta muitas vantagens econômicas por serem os componentes do sistema mais simples de serem substituídos, quando comparados aos cabos das linhas; além disso, sua eficiência pode ser classificada, qualificada e padronizada.

Enfim, os transformadores eficientes com enrolamentos de cobre podem ser uma ótima opção para a conservação de fontes de energia, assim como para a redução de custos operacionais para a indústria e diminuição de perdas nas redes de distribuição das concessionárias.


Compartilhe: