Ar-Condicionado: Procedimentos Considerados na Instalação

Ar-Condicionado: Procedimentos Considerados na Instalação

Com a proximidade do verão, estação tradicionalmente mais promissora para o setor de climatização, aumenta a procura por serviços de venda, instalação e manutenção de ar -condicionados. 

Esse foi um setor da economia que, mesmo diante da crise ocasionada pela pandemia da Covid-19, não parou de crescer. Um dos motivos foi a preocupação com a qualidade do ar interno (QAI) em edifícios de uso coletivo como hospitais, shoppings, escolas e prédios comerciais, além do aumento da demanda em residências, lugar onde as pessoas passaram a permanecer por mais tempo devido ao home-office.

Quando vamos escolher um modelo de ar-condicionado, normalmente consideramos apenas itens como potência, consumo, funções e design. Porém, outros fatores, envolvidos na sua instalação, são de extrema importância no momento da aquisição deste produto. É o que veremos no artigo de hoje.

Tubos de Cobre em Sistemas de Ar-Condicionado

Os Tubos de Cobre são os mais indicados para os equipamentos de ar-condicionado, pois garantem uma instalação eficiente, segura e duradoura. 

Eles possuem inúmeras vantagens, em comparação com outros materiais utilizados nesta aplicação. 

Os principais benefícios em utilizar tubos de cobre em instalações de ar-condicionado incluem: resistência mecânica, resistência à corrosão, maleabilidade, condutividade térmica e ponto de fusão (evita o risco de vazamento do fluido refrigerante).

Os Tubos de Cobre Cobresul mais indicados para sistemas de ar-condicionado são os Ranhurados (Inner Grooved) sem costura, pois são os que têm melhor performance na troca térmica com o ambiente, devido à estrutura de ranhuras no seu interior. 

O processo Inner Grooved aumenta a capacidade de transmissão térmica, promovendo alta eficiência e economia de energia aos sistemas onde são aplicados, além de proporcionarem um design compacto do trocador de calor.

Isolamento Térmico da Tubulação

Já vimos a importância e as vantagens em utilizar tubos de cobre em instalações de ar-condicionado. Porém, para atingirmos a sua total eficiência, as tubulações devem estar isoladas termicamente. 

Em qualquer instalação de ar condicionado, seja ela comercial, residencial ou industrial, o isolante térmico deve garantir o controle da condensação e a conservação de energia. Para isso, é necessário que o isolante térmico seja composto por um material resistente a temperaturas muito baixas e também, muito altas.

Um dos materiais mais utilizados para este fim e que está cada vez mais em alta no mercado é a espuma elastomérica (também conhecida como borracha elastomérica)

É um produto produzido a partir de borracha sintética de alta densidade e com alto coeficiente de condutividade térmica, o que permite reduzir perdas energéticas, tornando o conjunto mais eficiente, além de sustentável (não é fabricado com o uso do CFC).

Tudo isso proporciona uma menor espessura isolante, o que faz com haja uma grande eficiência para controlar a condensação, reduzindo a ocorrência do processo de corrosão.

A espuma elastomérica é extremamente flexível, permitindo uma maior facilidade na sua aplicação, o que reduz o tempo de serviço.

O material está disponível em forma de mantas, fita auto adesiva, tubos e adesivo próprio.

Conheça as Vantagens em Utilizar a Espuma Elastomérica

A espuma elastomérica possui diversas vantagens, o que explica o fato de ela ser muito usada em sistemas de climatização. 

Conheça as principais vantagens em usar as espumas elastoméricas:

  • Extremamente resistente à difusão do vapor de água;
  • Excelente coeficiente de condutibilidade térmica, o que significa que tem uma capacidade de isolamento térmico muito alta;
  • Autoextinguível, ou seja, não propaga chamas e nem causa o gotejamento de água;
  • Material muito flexível, o que permite que ele possa ser moldado ou recortado de maneira fácil, adequando-se às características dos equipamentos ou da tubulação em que será inserida.

Mas para garantir que sejam obtidas todas as vantagens da espuma elastomérica, devemos ficar atentos à espessura do isolamento térmico, ao perfil técnico do isolante e ainda às condições de temperatura, de umidade relativa do ar e de pressão.

Assim, o resultado final será muito mais satisfatório, evitando riscos de problemas relacionados à condensação, o que leva à diminuição da eficiência da espuma elastomérica.

Cuidados na Instalação do Isolante Térmico

Você conhece os métodos de instalação dos isolantes térmicos? São duas maneiras, basicamente:

  1. Encamisamento: é a mais frequente. Realizada no momento da instalação, vai se introduzindo a tubulação nas barras de isolamento, criando uma espécie de “encamisamento”.
  2. Abrindo o isolamento: no caso da tubulação já montada, a barra de isolamento (espuma) é aberta longitudinalmente, utilizando um bom estilete. A parte aberta deve ser colada em toda sua extensão com colas adesivas especiais. Para as curvas, é recomendado a criação de gabaritos de corte.

Se a borracha elastomérica não for instalada de maneira correta, isso traz um grande aumento nos custos relacionados com manutenção e energia.

Além disso, a má instalação ou o mau uso da espuma elastomérica reduz a vida útil do equipamento em que o produto foi instalado, ocasionando prejuízos financeiros.

Portanto, é importante adquirir isolantes térmicos de qualidade, a fim de proporcionar maior eficácia e evitar os problemas citados acima.

No vídeo abaixo, do especialista em instalação de ar-condicionado @fernando_gaivota, podemos ver as diferenças entre os isolantes térmicos e como o isolamento deve ser feito em sistemas de ar-condicionados:

https://www.youtube.com/watch?v=FQ9oNCzvbTg


Compartilhe: