Descubra como é possível reduzir a propagação de vírus

No artigo anterior falamos um pouco sobre o cobre antimicrobiano e suas características em meio à pandemia que se instalou no Brasil e no mundo.

Sabemos que as propriedades antimicrobianas do cobre são reconhecidas há séculos. Será que não está na hora de voltarmos a utilizar, com mais frequência este excelente material?

O que significa o cobre ser antimicrobiano?

Comentamos em outro artigo que o vírus do Covid-19 vive apenas 4 horas em superfícies de cobre e 3 dias em superfícies como aço ou plástico. Mas o que isso realmente quer dizer? O que quer dizer esse metal ter sua propriedade antimicrobiana?

Ter sua propriedade antimicrobiana significa que o cobre pode matar bactérias e vírus em uma velocidade mais rápida do que outros tipos de material.

Estudos feitos nos EUA e no Reino Unido mostraram que superfícies feitas ou revestidas de cobre combatem a propagação de infecções mais comuns, incluindo o Covid-19.

Com esse tipo de propriedade, não é de se espantar que na Índia as pessoas tomem suas bebidas em copos de cobre, e nos Estados Unidos, as tubulações e água potável são feitas de cobre.

Uma arma no combate às doenças.

De acordo com Michael Schmidt, professor de microbiologia e imunologia da Universidade Médica da Carolina do Sul, se o cobre fosse usado mais frequentemente em superfícies hospitalares ou em transportes públicos, locais onde há maios acúmulo de vírus e bactérias, ele poderia desempenhar um excelente papel na saúde.

Schmidt disse também que o uso do cobre junto aos protocolos de higiene e limpeza, demostrou uma redução nas bactérias em ambientes de saúde em 90%.

O Coronavírus

Um fato é que o Coronavírus está sendo transmitido e espalhado em uma proporção elevada a cada semana, mas será que as pessoas estão se contaminando somente pelo ar? Não seria hora de rever aonde os infectados estão tocando?

Em superfícies de metal, vidro, plástico ou até em um botão de elevador, que é feito de aço inoxidável, o vírus pode durar de 12 a 24 horas, ou seja, um dos principais meios de propagação do vírus é pelo toque. 

Agora, podemos dizer que, se superfícies como maçanetas, puxadores, corrimãos, entre outros fossem feitos em cobre ou suas ligas, a contaminação seria reduzida e no prazo máximo de 4 horas os vírus e bactérias estariam eliminados.

Além da conscientização para um hábito de higiene e limpeza mais rigorosos, será que essa pandemia não servirá também para que novos hábitos sejam adquiridos como, por exemplo, a troca de superfícies e metal e de encanamentos de plástico por cobre?

Frente a tudo isto, fica uma dúvida: se houver outra pandemia no futuro, estaremos preparados?

A Cobresul

A Cobresul é uma empresa preocupada com a saúde das pessoas e com a sustentabilidade do planeta, por isso fabrica seus produtos em cobre. Conheça mais nossos produtos em www.cobresul.com.br.

Tubos de Cobre COBRESUL, sua melhor escolha!

 

Fontes de referência

ICA – International Copper Association

www.fastcompany.com


Compartilhe: