Saiba mais sobre segurança nas instalações de Gás

Saiba mais sobre segurança nas instalações de Gás

Na construção, antes de comprar ou alugar um imóvel, normalmente observamos as condições de beleza e conforto que ele nos proporcionará. Mas e com relação à segurança e integridade das pessoas que o ocuparão?

Assim como nas instalações elétricas, é fundamental que as condições das instalações internas de gás sejam observadas a fim de garantir que o local terá as condições adequadas para viver com conforto e, principalmente, segurança.

A ABNT publicou recentemente a nova versão da ABNT NBR 13103:2020 - Instalação de aparelhos a gás — Requisitos, que estabelece os requisitos de projeto, construção, reforma e inspeção, para instalação de aparelhos a gás com pressão nominal não superior a 2,0 KPa para gás natural (GN) e 2,8 KPa para gás liquefeito de petróleo(GLP).

É de suma importância que algumas dicas sejam seguidas:

#1 - Manutenção

Verifique com o projetista e/ou construtor, com o corretor imobiliário ou proprietário anterior se as canalizações de gás passaram por inspeção recentemente. O ideal é que a manutenção seja feita por técnicos habilitados a cada dois anos. Caso não tenha sido feita, é importante fazer antes de se mudar.

#2 - Ventilação

É obrigatório ter ventilação permanente nos locais onde estão instalados aparelhos a gás para garantir a renovação do ar. No caso da ventilação superior, verifique se o caixilho tem uma abertura fixa permanente (normalmente venezianas) e se não há nenhum móvel ou parede impedindo a circulação do ar.
Caso haja uma varanda e deseje ampliar a sala ou criar uma varanda gourmet com envidraçamento (cortina de vidro), siga estritamente as normas decididas pela assembleia de seu condomínio que com certeza determinou o local onde a ventilação permanente deverá ser também observada. Em muitos casos a construtora entrega o imóvel com a ventilação permanente instalada e o futuro morador fecha a varanda, esquecendo-se da continuidade dessa ventilação.

#3 - Lugar do aquecedor

Caso queira instalar um aquecedor a gás, ou mesmo substituir um já existente, o local mais indicado é a área de serviço. Fique atento aos diferentes pontos de conexão do aparelho: conectar gás com gás, água quente com água quente e água fria com água fria.

Outros pontos a serem observados:

  • Não utilize as tubulações de gás como suporte para outros objetos.
  • Não submeta as tubulações de gás ao contato com cabos elétricos.
  • Não coloque materiais inflamáveis ou corrosivos próximos às tubulações.
  • Feche o registro de gás após a utilização dos aparelhos.
  • Feche a válvula do medidor de gás caso se ausente de sua residência por vários dias.
  • Não obstrua as áreas de ventilação.
  • Os registros devem estar em locais de fácil acesso e bem visíveis. Eles não devem estar escondidos em armários embutidos ou por trás de outros móveis.

 

Conheça 4 Razões para se trabalhar com, Tubos de Cobre em instalações de gás


As propriedades e características dos tubos e conexões de cobre, tornam esse material único e são os preferidos em todo o mundo por profissionais que os aplicam nos sistemas de distribuição de gases combustíveis e instalações de centrais de armazenamento de GLP (gás liquefeito de petróleo) e na distribuição de GN (gás natural):

1-RESISTÊNCIA AO FOGO
O ponto de fusão do COBRE é de 1.083°C, portanto ele resiste às altas temperaturas, tornando-o um material não inflamável. Normas internacionais classificam o COBRE como nível “A1” - a mais alta classificação de resistência ao fogo obtida até hoje.

2-RESISTÊNCIA A PRESSÃO
Os tubos e conexões de COBRE suportam todas as condições de pressão de operação estabelecidas nos requisitos da normalização, aplicável às instalações internas de gases combustíveis no ambiente residencial.

3-SISTEMA UNIVERSAL E INTERCAMBIÁVEL
O sistema de cobre é universal, ou seja, permite com que uma construtora utilize um único tipo de material para todas as instalações prediais de uma edificação: gases combustíveis, distribuição de água fria e água quente, aquecimento central, sistemas de energia solar térmica e sistemas de proteção contra incêndio.

4-RESISTÊNCIA AS INTEMPÉRIES E DESEMPENHO CONTÍNUO
O COBRE é um material resistente à variação do tempo e raios UV e mesmo que fique exposto às intempéries, sua resistência e desempenho não diminuem. O cobre não é permeável a qualquer gás e é compatível com todos os diferentes tipos de gases combustíveis utilizados, como o GLP ou GN. Por ser um material reciclável, os tubos e conexões de cobre podem ser retornados e transformados em novos produtos, sem perder suas propriedades físicas e mecânicas.

Tubos de Cobre COBRESUL, sua melhor escolha.

 


Compartilhe: