POR QUE OS TUBOS DE COBRE SÃO USADOS ​​EM SISTEMAS HVAC?

POR QUE OS TUBOS DE COBRE SÃO USADOS ​​EM SISTEMAS HVAC?

Para sua fabricação e funcionamento, sistemas de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (HVAC) dependem da combinação de diferentes materiais.

 

Uma das partes mais conhecidas de um sistema HVAC é o gás refrigerante. Esse produto químico líquido ajuda a transferir o ar quente e frio através do condicionador de ar.

 

Para que essa troca seja feita, os tubos de cobre atuam transportando esse componente crucial através de um sistema HVAC. Se você já viu o funcionamento interno de uma unidade de ar condicionado, a cor brilhante dos tubos de cobre os identifica facilmente. Mas por que os tubos de cobre são usados em sistemas HVAC?

 

O cobre é o metal escolhido quando se trata dessa parte importante de uma unidade de ar condicionado. Afinal, os tubos de cobre são duráveis, funcionam bem com gases refrigerantes e não requerem grande quantidade de material para serem fabricados. Eles podem ser usados em uma ampla variedade de situações e estão prontos para se adaptar às necessidades daqueles que fabricam e instalam tubos para sistemas HVAC. Há várias razões pelas quais o cobre é a escolha de longa data para garantir que seu condicionador de ar o mantenha confortável.

 

UMA BASE NA FABRICAÇÃO

 

A tecnologia de HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) e condicionamento de ar tem evoluído bastante desde os primórdios. Com o tempo, os materiais utilizados na fabricação de unidades de ar condicionado também foram alterados. Tecnologias melhores e mais eficientes continuam garantindo a eficiência dos sistemas de HVAC. Os gases refrigerantes agora são mais eficientes, os termostatos mais recentes, as interfaces do usuário oferecem mais opções para os proprietários, e os ventiladores funcionam mais silenciosamente do que nunca. O cobre também tem sido parte da fabricação de unidades de ar condicionado há muito tempo. 

 

O desempenho de alta qualidade do cobre permitiu que ele se mantivesse como uma parte padrão da construção de sistemas de ar condicionado. Isso significa que todos os envolvidos na produção de sistemas de HVAC estão bem equipados para trabalhar com cobre e fabricar tubos de alta qualidade.

 

O cobre pode ser um aliado para os prestadores de serviços de HVAC licenciados e locais, oferecendo facilidade de instalação também. Fácil de trabalhar, mas extremamente durável depois de instalado, os tubos de cobre são a escolha perfeita. Um tubo de cobre é tão maleável que pode ser moldado para se ajustar à maioria das configurações de projeto. O material também é versátil o suficiente para ser usado em uma ampla variedade de projetos, desde pequenas residências ou edifícios individuais até complexos de grande porte.

 

MENOS É MAIS

 

Ser capaz de reduzir custos e manter um alto nível de qualidade em um material de construção é um equilíbrio delicado. Cortar custos e ameaçar a confiabilidade e o desempenho do material nunca é uma boa ideia. No entanto, o objetivo é economizar custos tanto para o fabricante quanto para o cliente final. 

 

Por isso, avanços nos métodos de produção permitiram criar tubos de cobre com quantidade mínima de material, garantindo ao mesmo tempo que sejam duráveis e confiáveis. Ao utilizar tubos de cobre em sistemas de HVAC, os fabricantes conseguiram reduzir o diâmetro dos tubos de condensador e evaporador, utilizando menos material com mais eficiência.

 

Tubos de cobre menores também significam menos gás refrigerante necessário para o funcionamento dos condicionadores de ar. O espaço interno reduzido de um eficiente tubo de cobre requer menos refrigerante. Essa é mais uma maneira de economizar custos nos sistemas de HVAC como um todo.

 

O COBRE MANTÉM O AMBIENTE LIMPO

 

Por natureza, o cobre não é um material muito reativo. Isso é incrivelmente benéfico para tubulações que precisam transportar refrigerante por anos, sem nenhum risco de erosão ou danos que possam afetar negativamente o sistema de HVAC. Os químicos classificam a reatividade de diferentes metais na "série de reatividade". É um guia que indica quais metais podem reagir a diferentes substâncias, como água e ácido. O cobre está classificado junto com metais como ouro e platina, que têm uma classificação de reatividade muito baixa. Ter uma proteção natural contra a corrosão é uma grande vantagem e parte do que torna o cobre um padrão duradouro na construção de sistemas de HVAC.

 

Ainda melhor, o cobre também é resistente ao mofo e ao bolor, que podem causar odores desagradáveis em unidades de ar condicionado. 

 

Além disso, ele possui propriedades antimicrobianas que desencorajam a presença de fungos desagradáveis e possivelmente prejudiciais em áreas de difícil acesso.

 

Realmente o Cobre é a escolha número 1 quando falamos em sistemas de HVAC.

 


Compartilhe: