7 de julho - Dia do Refrigerista

7 de julho - Dia do Refrigerista

Hoje, no dia do refrigerista, abordaremos um tema muito procurado em nosso site: Tubos para Sistema de Refrigeração.

Para começar, vamos explicar, o que é um Fluido Refrigerante?

O que são fluidos ou gases refrigerantes?

O fluido refrigerante ou Gás refrigerante, como é popularmente conhecido, é um produto químico fundamental no processo de resfriamento e aquecimento dentro de um ciclo de refrigeração por compressão de vapor. Este é o tipo de ciclo empregado em sistemas de refrigeração e climatização. 

É o Fluido Refrigerante que absorve calor de uma substância, como o ar, em níveis baixos de temperatura e pressão (evaporador) e transfere essa energia (calor) em temperaturas e pressões maiores (condensador), sempre envolvendo mudança de estado.

Quais são os tipos de fluidos refrigerantes?

Ao longo dos anos, houve uma grande mudança nos tipos de fluidos refrigerantes produzidos.

Para começar, a primeira geração de fluidos refrigerantes, que ocorreu entre os anos de 1834 e 1930, eram produzidos com éter, amônia, dióxido de carbono, dióxido de enxofre, cloreto de metila, hidrocarbonetos, entre outros. 

Atualmente muitos deles são considerados fluidos naturais, porém, alguns deles são tóxicos, explosivos, ou ambos, limitando assim a sua aplicação e o desenvolvimento de novos equipamentos.

A segunda geração de fluidos refrigerantes ocorreu entre 1931 e 1990 e surgiu através da necessidade de novas aplicações que não fosse inflamável nem tóxico.

Nesse período, foram desenvolvidos os clorofluorcarbonos (CFCs), os hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) e os hidrofluorcarbonos (HFCs), que também não deixaram de usar a amônia em sua composição.

A descoberta desses fluidos frigoríficos virou sinônimo de segurança e durabilidade e, com eles, o desenvolvimento de novos equipamentos e o crescimento da indústria de refrigeração e climatização.

Na terceira geração de fluidos refrigerantes ocorrida entre 1991 e 201, surgiram novas políticas públicas, como a proteção da camada de ozônio. Com isso, teve início o processo de eliminação dos CFCs.

Porém, permanecem os fluidos ditos de transição, principalmente os HCFCs e os HFCs; mantém-se o uso da amônia, e voltam os hidrocarbonetos e o dióxido de carbono.

Por fim, a quarta geração de fluidos refrigerantes, que se iniciou a partir de 2010, é marcada pela eliminação dos fluidos frigoríficos que contribuem para o aumento do efeito estufa (aquecimento global). 

Para a proteção do sistema climático global, produtos como os HCFCs e os HFCs, devem ser eliminados e incluídos novos fluidos que apresentam alta eficiência e menor impacto para o sistema climático global. 

Partindo desse princípio, destacam-se os hidrofluorcarbonos insaturados (hidrofluorolefinas, HFO), a amônia, o dióxido de carbono e os hidrocarbonetos.

É possível notar que houve um retorno dos fluidos tóxicos e inflamáveis usados nas gerações anteriores: são os fluidos naturais, que apresentam boa eficiência energética, não agridem a camada de ozônio nem causam o efeito estufa. 

No entanto, devem-se seguir as normas que classificam os fluidos frigoríficos quanto a sua toxicidade e inflamabilidade.

Tubos de Cobre Cobresul adequados para os sistemas de refrigeração e climatização

A partir da substituição dos fluidos frigoríficos HCFC e HFC, por uma nova geração de fluidos que trabalham com maior pressão no evaporador e no condensador, tornou-se necessária a utilização de tubos mais resistentes à pressão e à temperatura. 

Com isto, os tubos fabricados em cobre adequam-se perfeitamente a essa necessidade.

Além das propriedades de resistência à pressão e temperatura, o cobre possui outras características essenciais para aplicação em sistemas de refrigeração e climatização. Dentre elas, destacamos: material não inflamável; não libera gases tóxicos; fácil manuseio e transporte; suas peças podem ser unidas por soldagem, garantindo segurança às tubulações; não oxida facilmente e resistência às intempéries do tempo.

A Cobresul possui uma linha completa de tubos de cobre para sistemas de refrigeração e climatização. São eles:

Tubos Cobresul Ranhurado (Inner Grooved)

Tubos Cobresul Panqueca

Tubos Cobresul Bobinas/Carretéis sem costura

Sua empresa de refrigeração e climatização está precisando de tubos de cobre?

Entre em contato conosco através de nosso e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone: +55 11 4606-8000 e peça nosso catálogo completo de produtos. Temos a solução ideal para a sua necessidade. 

 


Compartilhe: