As propriedades únicas do cobre possibilitam a economia circular.

As propriedades únicas do cobre possibilitam a economia circular.

Uma economia verdadeiramente circular reduz o consumo de recursos naturais, a utilização de energia, os resíduos e as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), através da utilização de materiais sustentáveis ​​e circulares que maximizam o potencial dos sistemas circulares, apoiados por cadeias de valor circulares.

O cobre desempenha um papel fundamental em um a sociedade circular. Como um material durável, versátil e infinitamente reciclável, o cobre proporciona longevidade a uma ampla gama de aplicações que podem ser recicladas no fim da vida útil ( EoL ) e reintroduzidas no uso produtivo.

As aplicações do cobre são impulsionadoras da transição verde, permitindo sistemas de energia renovável, eficiência energética e edifícios sustentáveis ​​que reduzem o uso de energia e as emissões de carbono. Cadeias de valor circulares que diminuem a poluição e os resíduos nas operações pré-consumo e na reciclagem pós-consumo reduzem ainda mais o impacto ambiental das aplicações do cobre. 

O COBRE É UM MATERIAL CIRCULAR

As propriedades naturais do cobre o tornam ideal para aplicações circulares. Através da sua capacidade de ser infinitamente reciclado sem qualquer perda das suas propriedades químicas ou físicas, o cobre é o material de escolha para aplicações sustentáveis ​​e recicláveis.

Cobre permite sistemas circulares importantes para a descarbonização, como os sistemas de armazenamento de energia, as tecnologias de redes inteligentes e as bombas de calor, que minimizam ou eliminam os resíduos e a poluição.

Os membros do ICA (International Copper Association) praticam a circularidade na produção e uso de cobre, desde a redução e reutilização de recursos naturais e resíduos nas operações até o emprego de esforços para fechar o ciclo de reciclagem.

Em média, 26,7 milhões de toneladas de cobre foram usadas globalmente a cada ano, de 2009 a 2018. Durante esse período, um total de aproximadamente 8,7 milhões de toneladas de cobre por ano vieram da reciclagem de sucata “velha” (ou seja, cobre pós-consumo contido em produtos EoL) e sucata “nova” (isto é, sucata de cobre pré-consumo gerada durante os processos de produção e fabricação).

Os membros da ICA utilizam tecnologias de ponta e processos de reciclagem inovadores, tais como a introdução de sucata metálica no processo de fundição para reciclar matérias-primas valiosas e aumentar a eficiência. Isto inclui a reciclagem de dispositivos eletrônicos complexos e outros produtos cada vez mais complexos.

 


Compartilhe: