Contribuições do Cobre na Certificação LEED®: EA Crédito 1 - Melhoria da Eficiência Energética

Contribuições do Cobre na Certificação LEED®: EA Crédito 1 - Melhoria da Eficiência Energética

No artigo de hoje, daremos continuidade aos exemplos de como as Tubulações de Cobre podem contribuir para o aumento dos créditos na obtenção da certificação Leed® para a tipologia Novas Construções e Grandes Reformas (BD + C).

Cobre: Grande Aliado na Redução do Consumo de Energia

Sabemos que o Cobre é um grande aliado para a eficiência energética e redução do consumo de energia, por sua excelente capacidade em transportar a corrente elétrica.

O Cobre é utilizado em quase todas as aplicações de energia elétrica, tornando os equipamentos elétricos mais eficientes, pois consomem menos energia, além de reduzir as emissões de CO2 para o ambiente.

Segundo a Copper Alliance, se todos os países adotassem boas práticas para sistemas eletromotrizes (com o uso do cobre em suas fabricações), em 2030 seria possível reduzir em torno de 10% o consumo mundial de eletricidade. Além disso, o ganho estendido ao meio ambiente seria de redução da emissão de CO2 em até 1,8 bilhão de toneladas.

Os motores elétricos que possuem cobre em sua composição apresentam melhor performance durante o funcionamento, sendo mais eficientes que os motores padrão. 

Outra vantagem é o uso de cobre nos cabos e transformadores de distribuição de alto rendimento, que leva a redução de perdas no sistema.

Enfim, o cobre auxilia na construção de uma plataforma de energia mais sustentável, necessária para o crescimento econômico e o desenvolvimento social do futuro.

A seguir, daremos um exemplo de como as tubulações de cobre podem contribuir com créditos no critério de Energia e Atmosfera (Energy and Atmosphere - EA).

EA Crédito 1 - Melhoria da Eficiência Energética

Os sistemas de calefação e refrigeração de um edifício comercial ou residencial representam cerca de 40% a 50% do consumo total de energia deste edifício.

Melhorar a eficiência desses sistemas reduzirá consideravelmente o consumo geral de energia do edifício.

A instalação de sistemas de calefação e ar condicionado utilizando tubulação de cobre faz com que eles não se deteriorem com o tempo. 

O recomendado é projetar o sistema para que opere utilizando parâmetros de baixa temperatura e de cobre de diâmetros pequenos, que melhoram o desempenho do trocador de calor, fazendo com que ocorra um incremento na pontuação LEED para sistema de ar condicionado (imagem 1).

                                          Imagem 1: Tubos de cobre ajudam a reduzir o tamanho dos sistemas de ar-condicionado (AirTek Aquecimento e Ar-condicionado, Chicago, USA) 

 

A nova tecnologia de bobina de trocador de calor de alto rendimento combina os tubos de cobre de menor diâmetro e “microssulcos” baseados nas superfícies internas estriadas que proporcionam a energia, o custo, o rendimento e a redução do peso. (International Copper Association Australia, 2011)

 


Compartilhe: