Aquecedor de água a gás, um bem para seu bolso.

Aquecedor de água a gás, um bem para seu bolso.

Uma das principais vantagens de um aquecedor de água a gás, por exemplo, é a economia de energia quando comparado ao chuveiro elétrico.
Mas como com qualquer aparelho, cuidados devem ser tomados.

O primeiro cuidado está relacionado à instalação, que quando efetuada da maneira correta, garante que seu aquecedor a gás seja seguro e eficiente. E isso já se inicia na fase de projeto.

 O profissional responsável precisa, por exemplo, prever que os equipamentos sejam instalados em um ambiente com ventilação permanente (obrigatório por norma), que evitará o acúmulo de gás em caso de vazamentos. Além disso, há ainda a fumaça gerada no aparelho, que pode escapar para dentro da edificação e causar intoxicação de CO2.

As normas

Um conjunto de normas técnicas, regulamentações e programas de conformidade, estabelecidos pela ABNT, INMETRO, selo Conpet, dentre outros, orientam o projetista, passando pelo instalador e também pelo consumidor sobre como projetar, instalar, manter e adquirir um sistema de aquecimento de água a gás.

O fator número um é básico: INSTALAÇÃO - o aparelho deve ser instalado por um profissional competente.

Abaixo veja um esquema básico da instalação de um aquecedor a gás:

Fonte figura: https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,aquecedores-de-gas-sao-perigosos-em-apartamentos-tire-duas-duvidas,70002922910

É válido ressaltar que um aquecedor a gás, obrigatoriamente, deve ser instalado em um local com ventilação permanente. Nunca feche ou obstrua passagens tipo venezianas, ou outras que foram previamente projetadas, calculadas e instaladas no ambiente onde estará o aquecedor a gás. Existem normas técnicas específicas de projeto e instalação de aparelhos a gás que, dentre outras diretrizes, adequam o ambiente, chegando até as aberturas permanentes.

Conforto com segurança

Um banho quente com aquecedor a gás traz muito mais conforto que um chuveiro elétrico, aliás, este segundo é responsável por 25% ou mais do consumo da energia elétrica durante o inverno. Da pra imaginar?

O chuveiro elétrico está presente em 73% das casas do país e é responsável por um quarto do consumo mensal de energia numa residência com até quatro pessoas, segundo levantamento do Procel.

Para entender a dimensão deste número, exemplificamos assim: um consumidor médio gasta em torno 250 KW/h por mês, desses, 75 KW/h são por conta do banho com chuveiro elétrico. Agora imagine isso no consumo diário nos horários de pico em todo o sistema elétrico nacional. Imaginou? Sim, os números são estratosféricos!

Se pararmos para pensar, o país deverá possuir uma alta capacidade de fornecimento de energia para suprir um simples banho quente.

Muito importante salientar também que não basta somente projetar, comprar e instalar adequadamente o equipamento. Existe outro aspecto tão ou mais importante que todos esses: MANUTENÇÃO - conjunto de ações que ajudam no bom e correto funcionamento de algo. Sim, esse é o significado da palavra “manutenção”.
Nos aquecedores a gás, a manutenção preventiva deve ser primordial.

O cobre é o material mais adequado e seguro nas instalações completas de um sistema de aquecimento de água a gás, desde a condução do gás propriamente dito, até a distribuição da água aquecida.

Optar pela segurança e durabilidade dessas instalações é empregar tubos de cobre nos sistemas.

E como já sabemos, Pensou Tubo? Pensou Cobre.
Pensou Cobre? Pensou Cobresul

Tubos de Cobre COBRESUL, sua melhor escolha.

 


Compartilhe: