O cobre é o material hidráulico mais amigável para o meio ambiente


As tubulações de cobre oferecem vários benefícios verdes, incluindo o potencial para reciclar, uniões à prova de infiltrações, maior resistência à corrosão e uma vida útil mais longa. O cobre é 100% reciclável e pode ser reutilizado muitas vezes. Hoje em dia, 30 % da demanda global do cobre é obtida de cobre reciclado.

Para promover iniciativas de desenvolvimento sustentável (incluindo “edifícios verdes”), os governos regionais do Oriente Médio estão prestando atenção em projetistas e empreiteiros que buscam alternativas para melhorar a eficiência do uso energético dos prédios. A International Copper Association (ICA), órgão que promove as aplicações e o uso do cobre em diversos setores, recomenda uma nova opção que sem dúvida agregará valor a área industrial para atingir os objetivos de edificação sustentável por meio do uso de sistemas de encanamento de cobre. Ravinder Bhan, consultor da TPS Management Consultants e representante local para a ICA afirma: “O cobre é o material usado em aplicações hidráulicas na distribuição de água em residências e edifícios na maioria dos países desenvolvidos. As tubulações de cobre são a primeira opção para satisfazer as necessidades de pessoas em todo o mundo, principalmente por seu caráter distintivo de ser resistente à corrosão, à prova de fugas e de fácil manutenção.

Ele acrescenta que o cobre é o material hidráulico mais amigável para o meio ambiente que podemos encontrar no mercado. “Notamos uma série de empreiteiros no Oriente Médio que deram um passo adiante ao utilizar sistemas de encanamento de cobre. Esta é uma tendência alentadora, que pode agregar um valor significativo, principalmente no enfoque de edifícios verdes para promover o desenvolvimento sustentável dos arredores construídos”, conclui.

O sistema de encanamento de cobre é instalado mediante pontos de solda. A união dos canos de cobre, por ser à prova de vazamentos, tornou-se a opção preferida para algumas aplicações críticas, como gases médicos e tubulações de gás natural em todo o mundo.

O cobre também é naturalmente resistente à corrosão, uma das principais causas de vazamentos nas tubulações e que reduz drasticamente a vida útil do sistema de encanamento. Se forem instalados corretamente, os canos de cobre terão uma vida útil superior a 50 anos.

Em vários mercados globais, as tubulações de cobre têm uma participação no mercado de mais de 80% devido suas características únicas. O metal é amplamente utilizado em sistemas de água quente graças ao seu insignificante coeficiente de expansão linear e à capacidade de suportar altas temperaturas. Além disso, é importante para a condução de água potável fresca e limpa, para a geração e o fornecimento de eletricidade e para nossa saúde. A reciclagem aumenta o valor do cobre para a sociedade, ajudando na conservação de recursos naturais. O uso de cobre reciclado também reduz a produção de gases causadores do efeito estufa.

Com vários atributos positivos, o cobre terá um papel importantíssimo na construção de prédios sustentáveis. Alguns de seus principais usos continuarão sendo os sistemas de encanamento e calefação.

Fonte: http://www.zawya.com/story.cfm/sidZAWYA20110118063051







< Voltar Notícias